Ligue: (11) 9770-34105 (Tim) WhatsApp
Martelli & Ribeiro
  • Home
  • Quem Somos
  • Afinação
  • Regulagem Timbrística
  • Mídia Comparativa
  • Conserto de Piano
  • Temperamentos
  • Entre em contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Afinação
  • Regulagem Timbrística
  • Mídia Comparativa
  • Conserto de Piano
  • Temperamentos
  • Entre em contato

Temperamentos

A Afinação de piano

O temperamento usado em afinação de piano nos dias atuais é o temperamento igual. Porém muita gente o confunde com o temperamento usado nos dias de Bach, chamado de bem temperado (desigual) e além disso também o confunde com o  avesso do bem temperado, que é um tipo aplicado em boa parte das afinações de piano por aí, inclusive em estúdios e algumas salas de concerto. Por essa razão, faremos a seguir uma definição sumária de cada um desses temperamentos:



Temperamento Igual - ET - Equal Temperament

Picture
No temperamento igual todos os intervalos são temperados, ou seja, não justos (sem batimento). Pitágoras havia proposto um temperamento em que todas as quintas seriam justas, mas sua limitação como também dos temperamentos desiguais é que não é possível tocar em todas as tonalidades. No temperamento igual, porém, qualquer tonalidade soa a mesma coisa. Ganha-se em versatilidade e perde-se o colorido de cada chave. Reconhecemos um temperamento igual autêntico quando ao tocar uma sequência cromática de terças maiores, elas progridem suavemente. Foi o dr. Albert Sanderson (phd física Harvard), inventor de aparelhos eletrônicos para afinação de piano que descobriu a ratio 4:5 para as terças maiores. Apesar de parecer fácil, é o mais difícil de todos. Por isso, uma série de técnicas modernas surgiram para sanar possíveis erros, como a de terças contíguas. Uma técnica que geralmente gera um grande número de equívocos é afinar por quartas e quintas, largamente usada por afinadores. Abaixo autêntico temperamento igual, afinado por alemães, que têm excelente tradição em pianos.

O Bem Temperado - EBVT3 - Equal Beating Victorian

Picture
Uma autêntica afinação bem temperada não apresenta todos os intervalos temperados, pois alguns são justos. As tonalidades das teclas brancas formam acordes mais encaixados e os sustenidos e bemóis formam acordes mais ásperos. Mas a única que nos interessa das afinações bem temperadas que é a que foi usada em pianos no séc. XIX é o temperamento vitoriano, que apesar de ter intervalos desiguais, as terças progridem de forma suave. Bill Bremer, um dos maiores afinadores dos Estados Unidos, inventou  o temperamento EBVT e EBVT3, (equal beating victorian) na tentativa de resgatar sua sonoridade, porém incrementando algumas técnicas contemporâneas. Nem todos os pianos deveriam ser assim afinados, porém pode ser uma alternativa para o temperamento igual, por apresentar leves mudanças de cores nas diferentes tonalidades e apresentar uma harmonia muito mais suave. Abaixo uma afinação autenticamente  bem temperada.

O Avesso do Bem Temperado - Reverse Well

O avesso do bem temperado é a afinação de piano que você encontra na maior parte das vezes por aí. Se você fizer um teste, tocando progressivamente terças maiores cromáticas, ouvirá que de progressivas não têm nada. Uma é rápida e outra é lenta e sinceramente não sei por que a chamam de temperamento igual e vai na direção contrária de uma afinação bem temperada e de um autêntico temperamento igual. Abaixo um exemplo: Compare com o primeiro e tire suas conclusões.
Abaixo, um artigo para download de um dos maiores afinadores americanos, Bill Bremmer - RPT (Registered Piano Technician) sobre What the hell is Reverse Well?
reverse_well.odt
File Size: 25 kb
File Type: odt
Download File

A Martelli & Ribeiro afina pianos para instituições públicas como o Museu do Tribunal da Justiça, Usp, para artistas da Sala São Paulo, instituições privadas como o Sesc Consolação e particulares.  Ligue-nos e deixe seu piano em  mãos de profissionais credenciados
Atendemos de Segunda a Sábado das 8 h às 18 h.

  CNPJ:13.407.974/0001-36 - Cadastrado na BEC - CAUFESP
  CCM: 4.991.002-7
Imagem