Ligue: (11)3938-4746; 9957-19073 (Vivo); 9770-34105 (Tim) WhatsApp
Martelli & Ribeiro
  • Home
  • Quem Somos
  • Afinação
  • Regulagem Timbrística
  • Mídia Comparativa
  • Conserto de Piano
  • Temperamentos
  • Entre em contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Afinação
  • Regulagem Timbrística
  • Mídia Comparativa
  • Conserto de Piano
  • Temperamentos
  • Entre em contato

​Como a Martelli & Ribeiro trabalha a afinação de piano?

A filosofia da Martelli & Ribeiro é diferente da maior parte dos afinadores. Enquanto alguns vão até a casa do cliente, reparam uma nota ou outra e acabam o serviço em poucos minutos, nós não acreditamos nisso. A maioria dos pianos que encontramos estão afinados em "Reverse Well", ou seja, estão mal temperados. Então fazemos o que tem que ser feito, afinamos o piano de forma completa. Outra coisa é que existem vários tipos de temperamento que podem ser usados no piano (veja mídia comparativa) e antes de tudo procuramos consultar o cliente e também orientá-lo na escolha do melhor tipo que otimize seu instrumento para o seu  repertório.
Abaixo pianos Steinway em reverse well (mal afinado) x temperamento igual autêntico.

A Afinação de Piano tem garantia?

A Martelli & Ribeiro dá Garantia na Afinação de Piano.

Foi feito um teste nos Estados Unidos para saber quanto tempo dura uma afinação de piano. A sala foi climatizada e a afinação foi feita num piano em excelente estado. As horas foram sendo calculadas e depois de doze horas, algumas notas já apresentavam pequenas variações. Eis o porquê da maioria dos afinadores não dar garantia a esse serviço. Porém, uma coisa é: algumas notas saírem alguns cents do tom, outra é a afinação total descambar. Existem recursos para deixar um piano em condições de segurar razoavelmente a afinação. Uma delas é a técnica de chave e um bom afinador sabe equilibrar as tensões das cordas no segmento que canta, entre o agrafe e a cravelha e entre pontes tonais. Se ficar mais tensão em um dos segmentos com o passar do tempo a corda irá ceder. Outro fator é o estado das cravelhas, que muitas vezes já não seguram a afinação, felizmente existe tratamento para isso. Se o cliente observar nossas recomendações, inclusive com relação à umidade, a afinação deverá ficar estável durante um bom tempo. Então, após o cliente testar a afinação, damos um mês de garantia para o caso da afinação ficar muito caída (não é o caso de pequeníssimos desvios que é normal acontecer) e também damos garantia para alguma nota que eventualmente fique muito fora do tom. E se dentro de um mês a afinação ficar bem aceitável é possível que o cliente a desfrute assim por muito mais tempo. O ideal para um piano doméstico é afiná-lo a cada 6 meses ou no mínimo 1 vez ao ano.

Como conseguir maior estabilidade na afinação do meu piano?

Quatro fatores são responsáveis pela desafinação do instrumento além do normal. A afinação do piano sofre muito com as variações climáticas e o ideal para o instrumento é umidade a 40%. Tanto o clima seco, quanto o úmido podem afetar o cepo, que é onde as cravelhas são colocadas e esse efeito na madeira de encolhimento ou expansão faz com que a tensão das cordas mude, causando desafinação. Existe um aparelho no mercado chamado desumidificador que serve para controlar o nível ideal de umidade. Não contando com esse aparelho, é preciso livrar o piano de correntes de ar quando o tempo é úmido ou ligar o umidificador comum algumas vezes quando o clima está seco, sem exageros. Outro fator que desafina o piano são cravelhas que já não seguram mais o tom, pianos com mais de 30 anos podem apresentar esse problema e será necessário trocá-las. Em terceiro lugar, se o afinador de piano não souber usar corretamente a chave de afinação, essa poderá ser pouco estável. Ao usar a chave, a cravelha sofre um efeito chamado "flagpolling" que é uma torsão da parte externa da cravelha, sendo que a parte interna fica imóvel mas guardando uma energia cinética. O uso correto da chave que é"colocar a cravelha no lugar estável" é muito difícil e só afinadores experientes são capazes de realizar. Por último, qualquer mudança de lugar ou transporte do instrumento acaba mexendo com a estrutura desestabilizando a afinação. Também gostaríamos de dizer que pianos que não seguram a afinação de qualquer jeito podem receber um tratamento químico, utilizando moderna tecnologia, sem trocar cepo e cravelhas, cujo custo/benefício muitas vezes não compensa e resolver esse problema que poderia inutilizar o instrumento. 


Com que frequência devo afinar?

Outro fator responsável por uma maior estabilidade na afinação é sua constância. O ideal seria afinar um piano doméstico a cada seis meses, ou no mínimo uma vez por ano. Um piano de estúdio é afinado toda semana e um de teatro a cada concerto. A importância de se afinar o piano com regularidade deve-se também ao fato de que as cordas vão perdendo sua elasticidade e se o tempo passado sem afinação for muito longo, uns dez anos por exemplo, torna-se-á provavelmente impossível ser afinado, as cordas podem arrebentar e já não permitirão um fino ajuste. Poderá ser preciso trocar todo o encordoamento e cravelhas. 

Só existe um tipo de afinação de piano?

Não. Apesar de ser consenso no mundo do piano o temperamento igual, pesquisas realizadas há mais de trinta anos e graças a gráficos computadorizados da inarmonicidade do piano ( relações complexas entre as fundamentais e seus harmônicos que não obedecem a razões simples), novas maneiras de realizar o temperamento igual foram criadas. Não se considera mais uma oitava no piano obedecendo somente à relação simples 2:1 e outras razões são também utilizadas, como a 4:2 e a 6:3, além de outras. São as oitavas aurais, que são testadas individualmente em cada piano. No Brasil, são poucos os afinadores que sabem realizar testes aurais e só afinam com a oitava 2:1. É por isso que o nosso país está bastante defasado em relação a outros como Estados Unidos e Europa. É comum ouvirmos de alguns afinadores que só existe um tipo, que é o que eles dominam. Dentre os temperamentos mais usados hoje, destacamos: Coleman, Landolfi, Baldassin-Sanderson.

Como escolher um afinador de piano?

Como tudo na vida, existem muitos níveis de afinadores de piano, mas uma maneira simples que não garante, mas pode eliminar uma etapa da escolha é saber quanto tempo o afinador leva para afinar o instrumento. No mínimo uma boa afinação deve levar umas 2 horas, podendo em alguns casos levar uma tarde inteira, isso com ou sem aparato eletrônico. Outra maneira é procurar se existe alguma mídia com exemplos de afinações feitas. Não devemos também negligenciar seu currículo e experiência e ouvir relatos de clientes que ficaram satisfeitos ou não. O certo é que em muitos casos o "barato sai caro" e a afinação pode não ficar satisfatória ou deixar o piano em estado pior do que estava. Afinar piano não é brincadeira de amadores, é uma ciência que leva anos para dominá-la.

Devo subir o tom do meu piano para 440 Hz?

Um problema que temos constatado é que a maioria dos pianos que afinamos estão abaixo do diapasão universal 440 Hz. O problema é que o piano moderno é projetado para soar melhor nesse diapasão. É preciso distinguir subida de tom e afinação refinada. Se o piano estiver próximo a 440 Hz, com poucos passos consegue-se um bom resultado. Se estiver por ex. meio tom abaixo, vai precisar de uns 5 passos até chegarmos ao tom desejado e isso envolve muito mais tempo de serviço e consequentemente será cobrado um custo maior do que uma afinação padrão de 2 ou 3 passos. De qualquer forma, se o piano não apresentar problemas graves que impeça-o de receber o tom standard, vale a pena investir nessa subida, pois além do piano soar muito mais pobre em baixo diapasão, a baixa tensão das cordas pode danificar a tábua harmônica, rachando-a além de outras partes do instrumento que também podem ser danificados permanentemente.

 

A Martelli & Ribeiro afina pianos para instituições públicas como o Museu do Tribunal da Justiça, Usp, para artistas da Sala São Paulo, instituições privadas como o Sesc Consolação e particulares.  Ligue-nos e deixe seu piano em  mãos de profissionais credenciados
Atendemos de Segunda a Sábado das 8 h às 18 h.

  CNPJ:13.407.974/0001-36 - Cadastrado na BEC - CAUFESP
  CCM: 4.991.002-7
Imagem